TUNGA – Ateliê | Parque Cultural

TUNGA
Ateliê | Parque Cultural

A arte, além de ser uma forma de expressão humana, é um instrumento provocador de mudanças sociais. É possível, por meio da produção cultural, promover a inclusão social. Dados do “Sistema de Informações e Indicadores Culturais” (SIIC) do IBGE em 2019, indicam que a desigualdade no acesso de equipamentos culturais está diretamente relacionada às diferenças regionais, sociais e raciais do país. Diante disso, é de extrema importância tornar a produção artística acessível a todos, desde as primeiras fases da educação, para que toda a sociedade, sem distinção, possa comunicar sua identidade e, por consequência, sentir-se parte do meio urbano.

Em vista dessa necessidade, escolheu-se a cidade de Bento Gonçalves -RS, pois, apesar de ser um grande centro da região da Serra Gaúcha, carece de incentivos para a apreciação da arte e da cultura do país. O município, que possui aproximadamente 121.803 habitantes (IBGE de 2020), foi fundado em 1890, e passou a ter um local destinado a atividades culturais, a Fundação Casa das Artes, somente a partir de 1986, quase um século depois de sua fundação. Desde então, a entidade é a única sede artística da localidade.

A secretaria da cultura expõe que o município possui um mercado artístico plural, em que os tipos de arte mais consolidados são a música e a literatura, com artes cênicas e visuais em sequência. No entanto, quando questionados, os artistas locais relatam ter dificuldades em encontrar espaços para apresentações, além de insatisfação com os ambientes inapropriados de trabalho e com a falta de apoio financeiro para a cultura. A falta de recursos e de infraestrutura é evidenciada pelo número crescente nos últimos anos, de escolas de cunho artístico inauguradas em locais não designados para tais usos na região.

Decidiu-se, portanto, criar um ambiente de apoio à Fundação Casa das Artes, que pudesse oferecer auxílio e infraestrutura aos artistas da cidade, além de facilitar o acesso da cultura e da arte aos cidadãos. Optou-se, então, por integrar componentes necessários (ateliê, galeria, biblioteca pública e anfiteatro), a elementos de lazer (parque com café e área de alimentação), unindo o entretenimento ao aprendizado cultural, de forma a proporcionar uma experiência completa aos visitantes.

É dessa forma que surgiu o espaço Tunga, um lugar que promove o apreço pelas expressões artísticas do país, em um ambiente de lazer, em homenagem ao grande artista contemporâneo brasileiro, Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão.

Deixe seu comentário