Requalificação Urbana em Praças na Cidade de Dom Pedrito/RS

Este trabalho é a elaboração de um anteprojeto de requalificação urbana para as praças no perímetro urbano da cidade de Dom Pedrito – RS, com o intuito de trazer melhorias e potencializar os locais públicos, como praças, tendo como principais pontos os aspectos culturais e históricos do município.
Analisando as áreas, podendo notar conflitos e potencialidades, chegando ao ponto de lançar a proposta de requalificação para esses locais. As principais modificações têm como objetivo atingir não só os moradores, como também visitantes e todos aqueles que possam se beneficiar de alguma forma, sendo através da valorização da paisagem local com seu entorno histórico, lazer, esporte e desenvolvimento econômico.
Dentro do perímetro urbano existem diversos espaços públicos que necessitam de uma atenção tanto na parte de preservação e revitalização, dentro disso foram analisadas e estudadas sete áreas, onde essas essas áreas apresentam diversas peculiaridades. Destas áreas foi escolhidas três áreas para projetar melhorias, nessas áreas escolhidas são de grande importância para a cidade de Dom Pedrito, são espaços localizados mais ao centro do perímetro urbano.
A primeira área tem potencial cultural ligada à Antiga Estação Férrea, onde tem a proposta de transformar o antigo prédio da estação em um espaço cultural e o prédio anexo em um café com lojas, também tem a união de uma praça antiga com uma nova praça mais moderna. Já a segunda área tem aspecto esportivo onde ocorrem jogos e seleções de times para campeonatos fora da cidade, além da proposta de revitalizar o skate park.
Na terceira área, situado ao centro do perímetro urbano, tem como a principal praça da cidade, traz uma organização dos espaços comerciais, além de trazer um espaço cultural aberto para possíveis apresentações artísticas e culturais.

Deixe seu comentário